Mamãe, você sabe quando marcar a primeira consulta no pediatra?

Eu sou a Michele, mãe da Iara e nora da Ana. Muito prazer!

Sabe, ter uma sogra pediatra e especializada em Neonatologia traz muitas vantagens, principalmente, quando embarcamos na viagem da maternidade pela primeira vez.

Mais do que uma excelente sogra, a minha é uma excelente profissional. Por isso, quero compartilhar com você algumas das principais dúvidas, aprendizados, experiências e medos, que eu tive neste período, como fui enfrentado cada um deles com o suporte afetuoso e médico da Dra. Ana Meneguetti. Vamos lá?

Há um ditado que diz “quando nasce uma criança, nasce uma mãe”, embora o parto e o puerpério sejam provas tangíveis dessas palavras, só temos real dimensão da nossa responsabilidade ao chegar em casa com aquele pacotinho indefeso nos braços. Então, após esse período inicial de convivência entre mãe e filha, surgiu a minha primeira dúvida: qual é o momento certo de levar a Iara ao pediatra?

A primeira consulta do bebê

Por mais estranho que possa parecer, a primeira consulta deve ser agendada ainda durante a gravidez, mais exatamente na reta final lá pela 32ª semana, para que a gestante e seu companheiro ou companheira conheçam o pediatra, façam perguntas sobre os tipos de partos, doenças preexistentes, amamentação, como serão os primeiros dias da criança e, assim, com confiança mútua criem um vínculo. Nela, o médico também pode solicitar alguns exames enquanto observa a saúde da mãe e do bebê.

Quando devo agendar?

Você pode agendar a consulta logo após sua saída da maternidade. O ideal é levar o recém-nascido ao médico entre o quinto e o décimo dia de vida.

Não vá sozinha

Consulta marcada, bebê está pronto e você vai sozinha? Nem pensar!

Não é recomendado que a figura materna esteja só. Se seu marido ou companheira não puder acompanhá-la peça a companhia de alguém da sua confiança, pois essa pessoa poderá ajudar você durante a ida (dirigindo, pegado o bebê-conforto, carregando a bolsa de fraldas, por exemplo) e ao responder às perguntas feitas pelo profissional de saúde.

Esteja preparada!

Os pais devem estar prontos para este contato, levando os registros médicos do bebê como os exames e as vacinas realizados na maternidade, além de informar os horários das mamadas, a quantidade de sono, o funcionamento do intestino, o cuidado com o coto umbilical, as temidas cólicas e muito mais.

Caso tenham notado algo de diferente na criança compartilhe com seu médico sem medo. Essa é a hora de abrir o jogo!

Que tal levar uma lista?

Conforme os primeiros dias forem passando, vá anotando todas as suas dúvidas e lembre-se de levá-las para a consulta. Caso ainda não saiba o que perguntar, veja algumas indicações da Dra Ana para esse momento familiar tão importante!

  • Tem problema levar o bebê para a “rua”?
  • Como cuidar do umbigo do recém-nascido?
  • Por que a amamentação é tão importante?
  • Como posso me preparar ou adaptar para esse ato?
  • Posso oferecer chupeta quando a criança chora?
  • O que fazer quando o neném estiver com cólicas?
  • Qual é a melhor posição para ele dormir?
  • Por que o bebê sofre com refluxos?
  • Se o pai não amamenta, como ele pode me ajudar nesses primeiros dias?
  • O que devo observar entre essa consulta e a próxima?

Consultas periódicas

As consultas devem ser realizadas mensalmente ao longo do primeiro ano de vida do bebê. Desse modo, o pediatra conseguirá identificar qualquer alteração que possa surgir. A partir do segundo ano, as visitas médicas podem ficar mais espaçadas sendo realizadas a cada três meses.

Viva os primeiros dias

Apesar do cansaço, das dores, da adaptação e dos medos, os primeiros dias dessa nova família são inesquecíveis. Aproveite para todos os minutos possíveis porque eles passarão mais rápido do que você imagina deixando muita saudade.

Com essas palavras carinhosas, eu me despeço de você.

Até a próxima!

Shopping Basket